um time que coleciona
cases de sucesso

explorar.rs
objetivo do cliente
Com 25 anos de atuação no mercado de turismo na Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul, a Viaggio QC decidiu inovar ao lançar um marketplace focado no turismo regional. O desafio era validar a atratividade do projeto tanto para o público quanto para os parceiros comerciais — além de estruturar todo o modelo de negócio, criar a plataforma e desenvolver estratégias completas de marketing. Iniciamos nossa atuação com a empresa em 2023.
como resolvemos
Realizamos um Diagnóstico Estratégico de Comunicação com foco no negócio, desenvolvemos o branding da marca — incluindo identidade visual, posicionamento, pilares estratégicos, definição de personas e plano de comunicação —, além da criação do conteúdo e design do site (marketplace), materiais de apresentação para parceiros e a campanha de lançamento. Também conduzimos a assessoria de imprensa e toda a estratégia e execução de marketing digital e offline.
resultados
10 mil seguidores nas redes sociais em menos de um ano
5 mil leads gerados no primeiro ano
650 produtos vendidos pela plataforma
350 parceiros cadastrados
No primeiro ano, superou as metas projetadas para dois anos no Plano de Negócio.
*Dados de maio de 2025

Imembuí microfinanças
objetivo do cliente
A Imembuí Microfinanças é uma OSCIP que atua com Microcrédito Produtivo em mais de 160 cidades do Rio Grande do Sul, contando com uma equipe de mais de 30 colaboradores. Em sua trajetória de crescimento, enfrentava o desafio de ampliar sua visibilidade no Estado, expandir o número de cidades atendidas, beneficiar mais empreendedores e aumentar o volume de créditos liberados.
como resolvemos
Conduzimos um Diagnóstico Estratégico de Comunicação e realizamos o rebranding da marca. A partir disso, passamos a atuar em diferentes frentes: marketing digital com foco em estratégia e produção de conteúdo, assessoria de imprensa, aprimoramento do atendimento e capacitação dos agentes de crédito. Nossa parceria teve início em 2018 e segue em constante evolução.
resultados
118% de crescimento no valor de microcréditos concedidos a micro e pequenos empreendedores gaúchos entre 2020 e 2024
Triplicou o número de cidades atendidas em cinco anos
Implantação do programa Juro Zero em 11 cidades do Rio Grande do Sul
Criação de uma plataforma para fomentar negócios entre pequenos e microempreendedores locais.
*Dados de maio de 2025

Euvatar ia
objetivo do cliente
A Euvatar IA, empresa com matriz no Rio Grande do Sul, lançou em 2024 um avatar humanizado com o uso de Inteligência Artificial. Seu objetivo era alcançar reconhecimento em todo o país. Após tentativas caseiras de divulgação restritas ao estado, que não geraram a repercussão desejada, a empresa buscou o apoio da nossa equipe.
como resolvemos
Realizamos um mapeamento estratégico dos veículos e canais da imprensa geral e do trade de tecnologia de interesse do cliente, expandindo para meios que ele ainda não conhecia. Desenvolvemos uma estratégia de distribuição de pauta em nível nacional e estadual. Negociamos com veículos regionais como Zero Hora, GZH, Rádio Gaúcha, RBTV, G1 RS, Jornal do Comércio, Record TV, Coletiva.net e Revista Amanhã. No cenário nacional, articulamos uma negociação específica com a Agência Estado (Estadão).
resultados
2 releases distribuídos, 3.190 e-mails enviados, 19 negociações diretas realizadas.
7,1 milhões de alcance potencial de público (dados calculados pela Comunique-se e refere-se apenas às publicações on-line decorrentes de nossos releases).
R$ 1,9 milhão em equivalência comercial (conforme levantamento da Comunique-se, também referente às publicações geradas pelos nossos releases).
A empresa foi destaque em veículos como Estadão, Terra, O Dia, Época Negócios e, por meio da Agência Estado, teve informações veiculadas inclusive no Jornal Nacional (TV Globo).
*Dados de maio de 2025

complexo pallotti
objetivo do cliente
Com sede em Santa Maria (RS), o Complexo Pallotti reúne unidades educacionais e religiosas mantidas pelos padres palotinos no Brasil, contando com mais de 500 colaboradores. O desafio era promover uma cultura de integração entre suas diversas frentes — Colégio Pallotti, Projeto Pallotti, Fapas, Gráfica Pallotti, Museu Pallotti e Escritório Central — e implantar um Departamento de Comunicação Integrada para alinhar estratégias e fortalecer a identidade institucional.
como resolvemos
Realizamos um diagnóstico de comunicação interna, avaliando a cultura organizacional e os processos por meio de entrevistas qualitativas e quantitativas com 170 colaboradores e lideranças. Com base nesses dados, elaboramos um Plano de Comunicação para estruturação do novo Departamento de Comunicação Integrada. Atuamos na consultoria, implantação e gestão do setor entre 2021 e 2023.
resultados
Criação de um núcleo de comunicação integrado: seleção e treinamento da equipe, definição de processos, ferramentas e calendário de ações de curto, médio e longo prazos
Realização de 6 eventos internos inéditos e integradores: Páscoa, Dia do Trabalhador, SIPAT, Romaria da Medianeira, Natal e celebração dos Jubilados.
*Dados de maio de 2025